Manual – Cadastro de Cliente

Manual – Cadastro de Cliente

O objetivo dessa tela é pesquisar, incluir, editar ou excluir os clientes da sua operadora, tanto pessoas físicas como pessoas jurídicas.


Pesquisar  

Pesquisa por um ou mais clientes de acordo com o que foi digitado em algum dos campos listados a baixo:

CampoDescriçãoValor de Exemplo
CódigoInforme o código do cliente pessoa jurídica ou cliente pessoa física a qual o beneficiário pertence.35645234
Nome/Razão SocialInforme o nome ou razão social do cliente cadastrado no sistema.MARILSON SI
CNPJ/CPFInforme o CNPJ ou CPF do beneficiário cadastrado no sistema.195.284.705.85
Grupo GerencialSelecione o grupo gerencial ao qual o cliente faz parte.Grupo 1

Após a pesquisa é possível “Detalhar” ou “Excluir” o cliente encontrado:

 

Detalhar  

Apresenta o registro de cadastro do cliente detalhado, podendo efetuar alterações.

 

Excluir 

Exclui o cliente solicitado.


 

Limpar  

Limpa os dados digitados na tela.


 

Novo 

O objetivo dessa tela é cadastrar clientes da sua empresa, tanto pessoas física como pessoas jurídicas. Tópicos nesta tela:

AbasDescriçãoObrigatoriedade
Dados BásicosInforme os dados básicos do beneficiário como nome, CPF
e data de nascimento.
Sim
EndereçoInforme um ou mais endereços do beneficiário.Sim
ImpostoTela de cadastro de imposto para o cliente. Quando o sistema gerar um contas a pagar para o cliente ele já irá calcular o imposto. O imposto precisa já estar cadastrado no sistemaNão
SetorInclusão de setores, caso seja pessoa jurídica, e sua empresa seja dividida por setores.Não
Inf. ComplementaresTela para inclusão de informações complementares.Não
Conf. FaturamentoTela de configuração faturamento, podendo configurar inclusão de cobranças, tipo de cobranças e vencimento da fatura.Sim
FaturamentoTela com o histórico de faturamento.Automático

Ao preencher as abas para um novo cliente, existem as opções de:

 

Salvar  

Salvar o cadastro ou alteração realizado para o cliente.

 

Voltar 

Retorna a pagina da pesquisa de cliente.

 

Novo 

Realiza um novo cadastro.

 

Salvar Aba  

Botão de salvar encontrado nas abas, como exemplo a aba endereço.

 

Limpar Aba  

Botão Limpar inferior, que limpa os campos preenchidos na aba endereço

 

Campos

CampoDescriçãoValor de ExemploObrigatoriedade
UnidadeUnidades da sua empresa a qual o cliente está vinculado.Minha EmpresaSim
CódigoCódigo gerado AUTOMATICAMENTE pelo sistema para identificação do cliente.120Não
Descrição da carteira do beneficiárioO valor digitado neste campo irá aparecer na carteirinha, caso não seja digitado nada, irá aparecer o nome fantasia na carteirinha.Ferro e Aço LTDASim
Razão SocialRazão social do cliente como esta no CNPJ ou nome completo da pessoa como esta no CPF.Ferro e Aço LTDASim
Nome FantasiaUm apelido para a razão social, normalmente o mesmo nome da razão.Ferro e Aço LTDANão
CNPJ / CPFCNPJ ou CPF do cliente. Se o cliente for empresa cadastre um CNPJ, se não cadastre um CPF.05.350.5545/00001-09Sim
Atividade econômicaAtividade econômica do cliente assim como está descrito no site da receita federal. Consulte o CNPJ do cliente.Geração de EnergiaNão
E-mailEndereço de e-mail do cliente. Este valor será usado pelo CRM. Caso tenha mais de um e-mail separe por virgulas.email1@empresa.comSim
RegionalSelecione a qual regional de atendimento da sua empresa o cliente pertence. Para cadastrar regionais vão no cadastro de regionais.Rio de JaneiroSim
Participa de algum grupo gerencialSim ou Não se o cliente dentro de um grupo
gerencial.
NãoSim
Inscrição estadual e municipalNumero da inscrição estadual ou municipal do cliente no caso de pessoa jurídica. Se não houver numero coloque ISENTO. Para enviar produtos de um estado para o outro a empresa é obrigada a ter.ISENTOSim
EmailEndereço de e-mail do cliente. Sempre que o mesmo tiver coloque pois esse campo será usado pelo sistema posteriormente para envio de dados.ferroaco@acos.comNão
Inscrição INSSInformar numero de inscrição INSS.1364865Não
Numero de funcionárioInforme a quantidade de funcionários caso seja cliente pessoa jurídica.30Não
SituaçãoSelecione a situação em que se encontra o cliente.AtivoSim
Data de AtivaçãoData em que o cliente esta sendo ativado no sistema.28/05/2019Sim
Data de InativaçãoData em que o cliente será inativado ou desligado do sistema.28/05/2020Não
Senha PortalCampo irrelevante.ParceiroNão
Código internoEm caso de pessoa jurídica, onde por exemplo cada funcionário possui um código de registro dentro da empresa em que trabalha.5468412516Não
ContatoNome para contato.SilvanoNão
Motivo de ExclusãoSelecionar o motivo de exclusão: Aposentado ou Demitido.DemitidoNão
ComissionamentoSelecionar o campo “Não validar condicional de comissão vitalicia”.NãoSim
SindicatoSelecionar um sindicato caso tenha um vinculado.Sindicato dos TrabalhadoresNão
Servidor PublicoSelecionar em caso de servidor publico.NãoNão
Nome do órgão PublicoInformar nome do órgão publico em que o servidor trabalha.PrefeituraNão
EndereçoDescriçãoExemploObrigatoriedade
CEPInforme qual o CEP do endereço do cliente.    Se o CEP tiver registrado no banco de dados os outros campos serão preenchidos automaticamente.30140-000Sim
Tipo LogradouroInforme qual o tipo do logradouro do endereço.RuaSim
LogradouroInforme qual o nome do logradouro.Silva PinhoSim
ComplementoSe houver algum complemento informe aqui.301Não
BairroInforme o bairro a qual o endereço pertence.SantanaSim
NúmeroInforme o número do endereço informado.121Sim
Tipo ComplementoInforme o tipo do complemento informado.SalaNão
PaísInforme o país do endereço.BrasilSim
EstadoInforme o Estado do endereço.Minas GeraisSim
MunicípioInforme a Cidade do endereço.Belo HorizonteSim
Tel. PrincipalInforme qual o número de telefone principal para contato.(31)2554-8451Sim
Tel. opcionalInforme um segundo numero telefônico caso seja necessário.(31)2515-7564Não
Tipo EndereçoMarque se este é um endereço residencial ou comercial.ComercialSim
SituaçãoMarque a situação do endereço.AtivoSim
Endereço PrincipalMarque se o endereço informado é o mesmo que as correspondências serão enviadas.AtivoSim
ImpostoDescriçãoExemploObrigatoriedade
ImpostoSelecione o imposto que deseja cadastrar para o cliente. Quando o sistema gerar um contas a pagar para o cliente ele já irá calcular o imposto. O imposto precisa já estar cadastrado no sistema.INSSSim (se quiser incluir algum imposto)
ISSQN Retido na FonteSelecionar se será cobrado o ISSQN retido na fonte.SimNão
AlíquotaSe por alguma razão a taxa do imposto deste
fornecedor for diferente da padrão cadastrada no cadastro de impostos preencha este campo com o valor em percentual da taxa dele.
6Não
Data Inicial da VigênciaInformar a data inicio de vigência referente ao imposto.28/05/2019Não
SetorDescriçãoExemploObrigatoriedade
DescriçãoNome descritivo do Setor.AdministrativoSim (se quiser incluir um setor)
CódigoCódigo do setor a qual pertence.654Não
Informação ComplementarDescriçãoExemploObrigatoriedade
SalárioInformar o salário1.000,00Não
Perc. SalárioPercentual do salário.5%Não
Configuração FaturamentoDescriçãoExemploObrigatoriedade
Agrupar FaturaAgrupar a fatura por cliente ou grupo gerencial e incluir as seguintes cobranças: Coparticipação, Custo de Implantação,  Mensalidade, Pro-rata e 2ª via de carteira.Mensalidade e          2ª via de carteiraSim
Tipo de cobrança padrãoSelecione a forma de cobrança padrão para o cliente.Boleto bancárioSim
Vencimento da FaturaSelecione o dia em que será vencido a fatura10Sim
 Tolerância Após o VencimentoPrazo em dias de tolerância após o vencimento da fatura para suspensão do contrato por inadimplência15Sim
Gerar Fatura Antes do Prazo de VencimentoPrazo em dias para geração da fatura antes do vencimento25Sim
Gerar Fatura Antes do Prazo de VencimentoPrazo em dias para geração da fatura antes do vencimento25Sim
Tipo de Arquivo do Extrato de FaturaSelecionar o tipo de arquivo do extrato de fatura enviado por e-mail: PDF ou Planilha XLS. Selecionar tambem se ira Enviar extrato da fatura por e-mail, Enviar boleto da fatura por e-mail e Emitir NFES e enviar por e-mailSimSim

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